O que é ortodontia?

É uma especialidade dentro da odontologia que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares que estão inadequadamente posicionados. Ou seja, é aquela correção dos dentes que estão tortos, muito espaçados ou até mesmo muito apertados, com o uso de um aparelho, podendo ele ser fixo metálico ou estético - de porcelana, autoligado, móvel, ou até mesmo um alinhador invisível.

IMG_0646_edited.jpg

Existem diversos fatores que levam uma pessoa a precisar de um tratamento ortodôntico, por exemplo:

- Quando os dentes superiores anteriores cobrem quase 100% dos dentes inferiores;

-  Quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a superior muito atrás;

- Quando a arcada superior não fica ligeiramente à frente da arcada inferior ao morder normalmente;

- Quando os dentes posteriores se junta e ainda há espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais.

- Quando não há alinhamento no centro da arcada superior com o centro da arcada inferior;

- Quando há diastema, ou seja, falhas ou espaços entre os dentes, podendo ser causada também pela ausência de dentes;

- Quando há apinhamento ou seja, uma arcada pequena demais para acomodar todos os dentes.

Esses dentes, devido à falta de perfeito ou correto encaixe, possuem maior dificuldade de serem mantidos limpos, o que pode causar uma perda precoce dos mesmos, devido à danificação e doença periodontal. Além do fator estético, eles também podem causar outros fatores de estresse adicional aos músculos de mastigação, como:
- Dores de cabeça;
- Disfunção da ATM (articulação temporomandibular);
- Dores na região do pescoço, ombros e costas.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, aumentando a longevidade dos dentes durante a vida. O tratamento vai para além do fator estético, envolvendo a saúde bucal como um todo.

Aparelho fixo metálico

aparelho.jpg